NOSSOS PRINCÍPIOS

Os nossos princípios ajudam a guiar os rotarianos, sendo a base dos nossos relacionamentos e ações.

Objetivo do Rotary
O Objetivo do Rotary é estimular o ideal de servir como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:
PRIMEIRO: O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;
SEGUNDO: O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
TERCEIRO: A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um em sua vida pública e privada;
QUARTO: A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

A Prova Quádrupla
A Prova Quádrupla, traduzida em mais de 100 idiomas, é um guia para os rotarianos usarem em seus relacionamentos pessoais e profissionais:
Do que pensamos, dizemos ou fazemos
É a VERDADE?
É JUSTO para todos os interessados?
Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
Será BENÉFICO para todos os interessados?

Avenidas de Serviços
As atividades dos Rotary Clubs se baseiam em cinco Avenidas de Serviços:
Os Serviços Internos enfatizam o fortalecimento dos clubes para que tenham relacionamentos sólidos e planos para o desenvolvimento do quadro associativo.
Os Serviços Profissionais incentivam todos os rotarianos a trabalharem com integridade e a usarem seus talentos em prol da comunidade. Saiba mais na publicação Introdução aos Serviços Profissionais e no Código Rotário de Conduta.
Os Serviços à Comunidade enfatizam a importância do trabalho para melhorar a qualidade de vida dos menos privilegiados e para atender às necessidades locais. Leia a publicação Comunidades em Ação: Guia para Desenvolvimento de Projetos.
Os Serviços Internacionais exemplificam nosso alcance global para promover a paz e a compreensão mundial através de projetos e atividades.
Os Serviços à Juventude reconhecem a importância da capacitação dos jovens por meio de programas como Rotaract, Interact, RYLA e Intercâmbio de Jovens do Rotary.

Notícias distritais

Governador entrega cheques dos Subsídios Distritais

O governador do Distrito 4480, Antonio Orlando Cavichia Filho, entregou, neste dia 13 de outubro, os cheques aos clubes que se candidataram a receber recursos do programa Subsídios Distritais, para realização de projetos localizados de baixo custo. Cada cheque gira, em média, de R$ 1.500, cujos complementos devem ser feitos pelos clubes. A entrega dos cheques aconteceu após o Seminário sobre a Fundação Rotária, realizado em São José do Rio Preto, com a presença do diretor do Rotary International no Brasil Mário César de Camargo. A contemplação dos clubes foi visível nos rostos dos presidentes que receberam os cheques. No final, o governador Cavichia arrematou: “Estamos fazendo um esforço para beneficiar os clubes que têm compromissos com suas cidades e comunidades. Este é o trabalho do Rotary: conectar e trabalhar para melhorar a qualidade de vida dos mais necessitados”.   #PessoasEmAcao #ORotaryConectaOMundo

Postado em 13 de Outubro de 2019 por

Seminário: Diretor do RI mostra o ‘caminho das pedras’ para o Rotary crescer

O diretor do Rotary International no Brasil, Mário César Martins de Camargo, mostrou algumas alternativas para a instituição crescer no País. O segredo, de acordo com ele, é fazer o quadro associativo aumentar, apontando para uma curva ascendente, sempre. Mário César participou, neste dia 13 de outubro, juntamente com sua esposa Denise, do Seminário sobre a Fundação Rotária, realizado pelo Distrito 4480, em São José do Rio Preto. A coordenação foi toda do governador Antonio Orlando Cavichia Filho e sua esposa Sandra. Segundo Mário César, com o crescimento do quadro associativo fica mais fácil indicar dirigentes para o Rotary Internacional, o que, por consequência, contribui para a liberação de recursos para projetos de subsídios globais. Outro detalhe é que não se deve gastar energia com clubes com menos de vinte associados que não mostram reação. O ideal, portanto, seria a criação de clubes satélites. O diretor ainda comentou sobre o programa de erradicação da pólio. O Rotary já investiu US$ 16,7 bilhões em vacinas e logística. Desse total, US$ 1,2 bilhão foram doados por rotarianos, US$ 3,7 bilhões pela Fundação Melina Gattes e o restante foi angariado por promoções dos rotarianos.  E fez um alerta: “Se pararmos com a campanha contra a pólio agora, em dois anos teremos 30 mil casos de paralisia infantil no mundo”. Ainda no Seminário, o integrante da comissão da FR, Gerson Januário, fez uma explanação sobre a situação do Distrito quanto às doações à Fundação Rotária, destacando que é necessário um esforço maior. O coordenador da ABTRF, governador 2007-08, José Luiz Sanches Vargas, estimulou os rotarianos a buscar parceiros para o programa Empresa Cidadã e todos se cadastrarem para doar porcentagem dos seguros de veículos, pessoais e de residências, de rotarianos e parentes. Parabéns ao governador Cavichia pela realização de um proveitoso seminário.

Postado em 13 de Outubro de 2019 por